Zárya Steel Frame | História do Steel Frame
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História do Steel Frame

De acordo com o engenheiro Don Allen, na revista STRUCTURE MAGAZINE de novembro de 2006, as primeiras construções em aço formado a frio, tiveram início no ano de 1850, nos EUA e paralelamente na Inglaterra, porém estas obras tinham caráter experimental e limitado. Ainda que o início tenha se dado em 1850 até 1930, apesar dos 80 anos de existência, ainda não era um sistema construtivo muito aceito, por ainda não ser regulamentado.

A partir de 1930 foram feitos catálogos de casas, (Figura 1), que apesar de pouco explicativos sobre o sistema, teve relativa aceitação. A partir de então, inspirados pela indústria automobilística, iniciou-se um crescimento considerável em sua aplicação, com a formação de empresas especializadas.

Apesar das restrições impostas pela II Guerra Mundial para utilização do aço, criou-se um cenário econômico extremamente favorável, pois a indústria siderúrgica estava em alta por conta dos altos investimentos bélicos, somados com o crescimento da demanda por moradias devido a diminuição dos efetivos nos frontes de batalha por volta de 1940, junto a isso a rapidez do sistema.

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Figura 1 – The Good Housekeeping Stran-Steel House

Em 1939 o engenheiro George Winter na universidade de Cornell patrocinado pela AISI, começou desenvolver pesquisas em estruturas de aço formadas a frio (Figura 2). A primeira publicação foi no ano de 1940, seguida de algumas outras que foram todas compiladas em AISI Specification for the Design of Light Gage Steel Structural Members. Os estudos foram baseados em aço de espessura até 3/16, tensão de escoamento entre 172MPa e 227Mpa e os aços utilizados foram A245 e A246 regulamentados pela ASTM.

Quando comparado com as normas e especificações atuais, tratava-se de uma normativa muito limitada. Entretanto, o grande entrave para o crescimento foi o coeficiente de segurança estabelecido para os esforços sobre as estruturas de aço formadas a frio (1.85), coeficiente absurdamente alto se comparado com os índices atuais (1.15).

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Figura 2 – TRUSSTEEL

Entre 1940 e 1950, alguns fatores corroboraram para o surgimento de centenas de empresas especializadas em construção em LSF (light steel frame), entre eles estão o desenvolvimento de tecnologia de placas de gesso não combustíveis, que apesar da alta popularidade nos EUA, também tinha alto índice de rejeição haja visto os elevados registros de mortes ocasionadas pelos incêndios resultantes combustão das placas de gesso.

Outro fator importante foi o desenvolvimento de arrebitadores fixadores de pregos e parafusos, juntamente com parafusos, pregos e rebites mais adequados para o sistema.

Em seguida, tivemos à normatização de perfis metálicos com maior resistência e menos peso, novas técnicas, sistemas de fabricação, maior rapidez e eficiência. Com isso as obras passaram a ter um caráter cada vez mais industrial.

No Brasil o sistema LSF desembarcou por volta de 1998, porém o sistema enfrentou diversas dificuldades para se firmar, principalmente por questões culturais.  Porém com o trabalho serio de empresas como a Zárya Arquitetura e Engenharia, o sistema tem cada dia mais e mais ganho espaço na construção Brasileira e se consolidado como solução construtiva.

Escrito pelo Eng. André Coelho.

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